Odontologia na gravidez: O que você deve saber 

Durante a gravidez, a realização de um pré-natal odontológico é de extrema importância, pois o corpo passa por diversas transformações que podem trazer problemas para sua bucal.

Neste texto vamos falar um pouco mais da importância do pré-natal odontológico, além de alguns cuidados que você precisa ter neste período tão especial.

O que é o pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico é um acompanhamento especializado realizado com o cirurgião-dentista com objetivo de cuidar da saúde dos dentes e gengivas das gestantes, além de fornecer orientações com a amamentação e cuidados com a saúde bucal do bebê.

Essas visitas tem como objetivo identificar alterações que podem ocorrer durante a gravidez e trata-las antes que se agravem, uma vez que podem impactar a saúde tanto da mãe quanto o bebê.

O ideal é que estas visitas ocorram pelo menos uma vez a cada trimestre, ou de acordo com as necessidades de cada paciente.

Por que o pré-natal é tão importante?

A mulher passa por diversas alterações físicas e hormonais durante a gravidez que podem favorecer o aparecimento de doenças e infecções. Nestas consultas o dentista pode, além de prevenir, tratar precocemente qualquer alteração que apareça.

Dentre as principais alterações bucais, podemos observar:

• Cáries: Mudanças na composição da saliva podem deixar a gestante mais suscetível ao desenvolvimento de cáries. A higiene bucal precisa ser intensificada neste período, assim como o tratamento precoce caso alguma cárie seja identificada.

• Doenças Periodontais: Durante a gestação, as alterações hormonais e imunológicas podem desencadear ou agravar condições como gengivite e periodontite, frequentemente resultando em sintomas como sangramento das gengivas durante a escovação ou o uso do fio dental. O aumento dos níveis de progesterona e estrogênio, característico da gravidez, torna as gengivas mais inchadas e sensíveis. Vale ressaltar que a gengivite gravídica pode estar associada a um risco maior de parto prematuro, tornando o acompanhamento odontológico essencial para a saúde da mãe e do bebê.

• Erosão Dentária: Podemos definir erosão dentária como o desgaste do esmalte dos dentes devido à exposição a alimentos e bebidas com alto nível de acidez, causando, ao longo do tempo, sensibilidade nos dentes. No caso das gestantes, esta situação pode ser agravada devido a episódios de vomito, azia e refluxo durante a gravidez. Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo durante a gravidez também deixa as gengivas mais sensíveis, aumentando a sensibilidade dos dentes.

Como fica o tratamento dentário durante a Gravidez?

Odontologia na gravidez

O ideal é que a gestante realize ao menos uma consulta com seu dentista a cada trimestre, sendo recomendável buscar um profissional especializado em atendimento a gestantes, pois as futuras mamães precisam de cuidados específicos no consultório odontológico.

Alguns procedimentos não são recomendados durante a gestação, uma vez que alguns medicamentos associados ao tratamento dentário devem ser evitados neste período, pois podem prejudicar tanto a mãe quanto o bebê.

Além disso, tratamentos como clareamento dentário e uso de produtos químicos devem ser suspensos até o fim da gravidez. Implantes dentários também não são recomendados, sendo preferível que sejam feitos antes da gestação ou após o parto, reservando esses procedimentos cirúrgicos para casos extremos.

Embora a anestesia normalmente não represente riscos, é fundamental que o dentista avalie cuidadosamente a possibilidade de aumento da pressão arterial da gestante, garantindo um tratamento seguro para a mãe e o bebê.

Veja a indicação do tratamento dentário em cada fase da gestação:

1º trimestre: Neste fase da gestação o foco deve ser o exame clínico, profilaxia, tratamento de focos infecciosos e restaurações básicas. Procedimentos mais complexos devem ser adiados para o segundo trimestre, quando o risco de complicações é menor.

2º trimestre: Por ser o período mais estável, intervenções clínicas e procedimentos essenciais como tratamentos profiláticos, restauradores, raspagem e até mesmo endodontia e exodontias podem ser feitos, caso seja necessário.

3º trimestre: Nesta fase tratamentos longos não são indicados pois as gestantes podem apresentar hipotensão postural. São recomendados apenas restaurações básicas e profilaxia. Tratamentos mais complexos devem ocorrer apenas após o nascimento do bebê.

Veja algumas dicas para o cuidado com a saúde bucal neste período:

• Sensibilidade nos Dentes: O aumento da sensibilidade é normal, pois as gengivas podem ficar mais sensíveis e inchadas. Neste período, o ideal é deixar de utilizar pasta de dentes com abrasivos, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes. Caso seja necessária uma limpeza mais profunda, esta deve ser realizada apenas pelo dentista que está acompanhando seu pré-natal. Também procure utilizar uma escova de dentes com cerdas macias e evitar alimentos que possam causar incomodo, como líquidos muito frios ou quentes e alimentos ácidos.

• Reforce a Higiene Bucal: Manter uma boa rotina de higiene ajuda não apenas a prevenir, como também tratar a gengivite e periodontite. Escove os dentes após cada refeição e antes de dormir com uma escova de cerdas macias e utilize o fio dental para remover resíduos de alimentos, prevenindo o acúmulo de placa bacteriana.

• Cuidados com a Alimentação: O consumo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos podem contribuir para o acumulo da placa bacteriana e surgimento de cáries. Para cuidar da saúde bucal neste período opte por uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e alimentos com cálcio e fibras.

• Atenção para a Validade da sua Escova Dental: Mantenha sua escova sempre limpa e troque a cada 3 meses, afinal, a escova é sua melhor aliada nos cuidados com a saúde bucal.

Sobre a Rise Odontologia

A Rise Odontologia nasceu com o objetivo de promover a saúde bucal, prevenindo problemas dentários e oferecendo tratamentos de alta qualidade para nossos pacientes.

Nossa equipe é composta por especialistas em diversas áreas da odontologia, que trabalham de forma integrada para oferecer uma gama completa de serviços em um mesmo espaço.

Localizada no bairro Campestre – Santo André, nossa clínica conta com instalações modernas e acolhedoras, proporcionando uma experiência agradável durante seu tratamento.

Venha visitar a Rise Odontologia e experimente um novo conceito em saúde bucal. Clique aqui para agendar sua consulta.

Você também pode se interessar por: