Tratamento de canal: O que você precisa saber

O tratamento de canal é um procedimento extremamente comum na odontologia, porém cercado de dúvidas e receios.

Apesar de muitas pessoas ainda associarem o tratamento de canal à episódios de dor, ele na verdade é a solução para eliminar a dor e preservar o dente comprometido.

Neste artigo vamos explicar o que é o tratamento de canal, quando ele é indicado e quais os cuidados que devem ser tomados

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento odontológico que trata o interior do dente, especificamente a polpa dentária, que é o tecido mole onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos.

Neste tratamento, o  dentista faz uma limpeza nos canais dentro da raiz do dente, retirando sua polpa, limpando e desinfectando o interior para reparar o dente, tentando evitar sua extração.

Quando o tratamento de canal é necessário?

Este tratamento é indicado quando a polpa do dente está muito danificada ou infeccionada, o que geralmente acontece quando existe uma cárie profunda ou quando o dente sofreu um trauma ou fratura, permitindo a entrada de bactérias no dente.

Quais os principais sintomas que algo está errado?

• Dores agudas no dente que podem irradiar para a face
• Formação de abscessos
• Sensibilidade nos dentes com alimentos frios ou quentes
• Inchaço e sensação de latejar
• Dor ao toque

Como o tratamento é feito?

O tratamento de canal é um procedimento cirúrgico, realizado por um endodontista, com anestésica local para controle da dor.  Conheça as etapas:

tratamento de canal

• Diagnóstico: O dentista realiza uma avaliação clínica e radiográfica para confirmar a necessidade do tratamento, identificando o dente afetado e a extensão do problema

• Abertura: Com instrumentos dentários, o dentista faz uma abertura na parte para remover ter acesso à polpa dentária

• Remoção da polpa: O dentista remove a polpa e faz uma limpeza e desinfecção dos canais do dente. Além disso, se necessário, o dentista pode cobrir o canal com um antibiótico tópico para garantir que a
infecção tenha desaparecido e para prevenir a reinfecção

• Preenchimento e selagem do canal: Após a limpeza, o canal é preenchido com um material para selar e prevenir que o canal tenha contato com a saliva

• Restauração: Após o tratamento, o dente pode receber uma restauração ou uma coroa, dependendo da sua estrutura remanescente, para recuperar a função e a estética

O tratamento dói?

O tratamento não dói, pois ele é realizado com uma anestesia local. No entanto, após o procedimento, é possível que a pessoa sinta algum desconforto por 2 ou 3 dias. Para isso, o dentista irá indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios.

Graças ao avanço da odontologia e ao uso de anestésicos modernos, o tratamento é praticamente indolor. O que realmente causa a dor é a inflamação ou infecção prévia ao procedimento, que costuma passar após o tratamento.

Cuidados pós tratamento

Alguns cuidados são recomendados após o procedimento:

• Tomar a medicação prescrita pelo dentista nos horários indicados

• Logo após o procedimento é recomendado alimentar-se apenas com líquidos, pois a anestesia pode
levar a pessoa a morder a bochecha e se machucar

• Evitar mastigar alimentos duros no lado que foi feito o procedimento nos primeiros dias para não sobrecarregar o dente

• Escovar os dentes com uma escova de cerdas macias e usar o fio dental de forma suave para evitar a reinfecção no dente tratado

• Em alguns casos, o dentista poderá colocar uma obturação temporária após o tratamento para acompanhar a evolução, sendo necessária a troca por uma permanente ou uma restauração no decorrer do tempo.

Quais os riscos de não fazer o tratamento?

Não fazer o tratamento pode levar a complicações sérias como abscessos dentários, em função da infecção se espalhar para a raiz e os tecidos ao redor, causando dor intensa, perda do dente e, em casos extremos, até mesmo infecções mais graves que se espalham pelo corpo, colocando a saúde geral em risco.

Sobre a Rise Odontologia

A Rise Odontologia nasceu com o objetivo de promover a saúde bucal, prevenindo problemas dentários e oferecendo tratamentos de alta qualidade para nossos pacientes.

Nossa equipe é composta por especialistas em diversas áreas da odontologia, que trabalham de forma integrada para oferecer uma gama completa de serviços em um mesmo espaço. 

Localizada no bairro Campestre – Santo André, nossa clínica conta com instalações modernas e acolhedoras, proporcionando uma experiência agradável durante seu tratamento.

Venha visitar a Rise Odontologia e experimente um novo conceito em saúde bucal. Clique aqui para agendar sua consulta.

Você também pode se interessar por: